INSIGHT Educação
Cursos

Mestrado em Educação Superior na Argentina. Aulas em Janeiro e Julho. Novas turmas com início em Janeiro de 2019!

A INSIGHT - Educação e Conhecimento, representando o IMES - Instituto Mineiro de Educação Superior apresenta o Mestrado Stricto Sensu em Educação na Argentina.

O modelo acadêmico especialmente desenvolvido para a oferta de Mestrado no Convênio Internacional firmado entre o IMES e UNR - Universidad Nacional de Rosario na Argentina concentra as aulas em jornada integral de oito horas/aula por dia, durante quinze dias no mês de janeiro e quinze dias no mês de julho, ao longo de dois anos consecutivos.

Este regime permite que os cursistas frequentem os programas ministrados em turmas regulares especiais, nas instalações da UNR na Ciudad de Rosario,  durante as férias escolares do calendário brasileiro, portanto, sem prejuízo do seu exercício profissional no Brasil.

O protagonismo do IMES, por meio do Programa Stricto Sensu contemplado no Convênio Internacional de Cooperação Técnico-Educacional firmado com a UNR, é pioneiro na promoção do intercâmbio entre profissionais brasileiros e a formação em nível stricto sensu na Argentina.

A Matriz Curricular do Programa Stricto Sensu, em todos os cursos oferecidos, é organizada em 16 (dezesseis) créditos obrigatórios, contendo aulas teóricas, seminários e aulas práticas, em períodos integrais de atividades presenciais durante uma quinzena nos meses de janeiro e julho, durante dois anos consecutivos, totalizando 384 (trezentas e oitenta e quatro) horas de efetivo trabalho acadêmico.

Nesta carga horária não estão incluídas 80 (oitenta) horas de orientação de dissertação/tese e 200 (duzentas) horas mínimas de pesquisa para elaboração da dissertação/tese.

Os conteúdos estudados nos créditos, acrescidos de temas interdisciplinares na condição de enriquecimento acadêmico, contemplarão as temáticas do Programa Stricto Sensu, habitualmente ministrado na USAL.


Principais vantagens do Programa:

• Ascensão funcional nas organizações e aquisição de vantagem competitiva no mercado de trabalho;

• Cursos presenciais realizados integralmente na Argentina, com os créditos ministrados em períodos de jornada integral nos meses de janeiro e julho;

• Atividades acadêmicas concentradas nos períodos de férias e recessos escolares no Brasil, possibilitando ao cursista conciliar suas atividades profissionais com os estudos;

• Vinculação acadêmica e conseqüente Certificação emitida por uma das mais renomadas Universidades da América Latina;

• Vivenciamento da cultura de um dos mais importantes países da América Latina, agregando novos valores sociais e ampliando o conhecimento;

• Desenvolvimento da língua espanhola.

 




  Objetivo

Ao final do Curso será expedido, pela UNR, o Diploma correspondente de Mestre em Educação para os alunos aprovados pelas respectivas bancas examinadoras.

O título universitário obtido por brasileiros nos Estados Partes do Mercosul, para o exercício permanente de atividades de pesquisa e docência no Brasil, exige reconhecimento por universidade brasileira conforme a legislação vigente.

A admissão do título e o processo de reconhecimento no Brasil implicam:

a) a comprovação da validade jurídica do documento no país de origem;
b) a comprovação de que os estudos se desenvolveram, em sua totalidade, no exterior;
c) o estabelecimento de correspondência do título ou grau no sistema brasileiro;
d) a verificação da duração mínima, presencial, do curso; e,
e) a destinação da aplicação do título no Brasil, essencialmente para o exercício de atividades de pesquisa e docência.

Por fim, o processo de reconhecimento é um procedimento burocrático, de acesso natural e garantido pela legislação.

  Público Alvo
Graduados em nível de bacharelado ou licenciatura plena, com carga horária mínima de 2.400 horas, conforme legislação vigente.
  Metodologia

O Convênio Internacional de Cooperação Técnico-Educacional - organizado pioneiramente na Argentina pelo IMES-Instituto Mineiro de Educação Superior especificamente para atendimento de profissionais brasileiros egressos das diversas áreas do conhecimento - selecionará candidatos, em caráter permanente, para ingresso no Programa Stricto Sensu, com turmas iniciais anuais nos meses de Julho e Janeiro. O Processo Seletivo consta da verificação de pertinência da documentação pessoal do candidato e análise de currículo. As vagas são limitadas e destinadas àqueles que, uma vez aprovados, aderirem prioritariamente ao Programa Stricto Sensu. Durante a realização do primeiro módulo do Curso, os alunos receberão da Universidad Nacional de Rosario - UNR, o comprovante oficial de matrícula e vínculo acadêmico com o respectivo Programa Stricto Sensu. Para participar do Processo Seletivo, acesse o link Inscrição, preencha o formulário e clique no botão “enviar”.

Esta etapa é uma reserva de vaga. Para consolidar sua adesão ao Programa Stricto Sensu, você deverá, ainda, seguir as orientações abaixo.

Documentação para Matrícula:

1.Carteira de Identidade - cópia simples;

2.CPF - cópia simples;

3.Comprovação endereço residência - cópia simples frente-verso;

4.Passaporte (apresentação obrigatória a partir de julho-2013) [*];

5.Curriculum Vitae;

6.Declaração de Reconhecimento de Independência Turística (firma reconhecida);

7.Quatro (04) fotos tamanho 4x4, recentes, iguais e coloridas;

8.Contrato Educacional e Adendo Contratual (modelos serão enviados aos pré-inscritos, por email) - duas vias com firma reconhecida;

9.Diploma e Histórico da Graduação - cópias frente-verso autenticadas; Anexe comprovante original do pagamento da Taxa de Matrícula [será devolvida aos não aptos no Processo Seletivo], no valor estipulado, a ser paga por meio de depósito bancário identificado em nome do cursista, conforme as opções abaixo:

Favorecido: Instituto Mineiro de Educação Superior-ImesMercosurCNPJ nº 07.543.471/0001-95.Banco SICOOB, Agência 3027, Conta Corrente 31.852-3, ouBanco do Brasil, Agência 0166-X, Conta Corrente 69.305-7 Envie tudo, por meio de SEDEX, com comprovante de entrega, para o seguinte endereço: IMES-Instituto Mineiro de Educação SuperiorPrograma Stricto SensuAv. Afonso Pena, 726 - 14º Andar - Sl 1410 Edifício Clemente Faria - Praça SeteCEP 30130-902 BELO HORIZONTE-MG

[*] Passaporte: na Argentina, para regularização da condição de aluno estrangeiro, é necessário apresentar o Passaporte atualizado, tanto na Universidad del Salvador quanto em órgãos públicos que fornecerão o visto de residência temporária no país. Além disso, futuramente, ao instruir o processo para revalidação do Título no Brasil, o cursista fará comprovação irrefutável, por meio dos registros no Passaporte das datas de entrada e saída, de sua estada no país estrangeiro durante a realização do curso.

Documentação parcial a ser providenciada a partir de AGOSTO/2014, para obtenção do Visto de Residência Temporária na República Argentina para Estudante Estrangeiro e finalização de matrícula na Secretaria Acadêmica de Alunos Estrangeiros-UNR [**]:

- Original do Diploma de Graduação, com firma reconhecida da assinatura de um dos dirigentes da instituição de ensino, chancelado pelo Ministério das Relações Exteriores (acrescido de uma cópia frente e verso, autenticada);

- Original do Histórico Acadêmico da Graduação, com firma reconhecida da assinatura de um dos dirigentes da instituição de ensino, chancelado pelo Ministério das Relações Exteriores (acrescido de uma cópia autenticada);

- Original da Certidão de Nascimento atualizada (expedida há no máximo 06 meses), chancelada pelo Ministério das Relações Exteriores (acrescido de uma cópia autenticada);

- Original da Certidão Civil atualizada (expedida há no máximo 06 meses), chancelada pelo Ministério das Relações Exteriores (acrescido de uma cópia autenticada);

- Original da Certidão Negativa de Antecedentes Penais, expedida pela Polícia Federal, com firma reconhecida da assinatura da autoridade policial, chancelada pelo Ministério das Relações Exteriores - o Itamaraty não chancela a certidão emitida pela Internet - (acrescido de uma cópia autenticada. OBS: cuidado com o prazo de vigência, esta Certidão tem validade de NOVENTA dias).

Obtenha orientações sobre o Chancelamento de documentos para utilização no exterior [que é gratuito e poderá ser realizado por remessa dos documentos pelos Correios] visitando o site do Ministério das Relações Exteriores, no link abaixo:http://www.portalconsular.mre.gov.br/legalizacao-de-documentos/legalizacao-de-documentos-emitidos-no-brasil

[**] Aguarde orientações complementares específicas, em Dezembro/14, sobre os procedimentos para Chancelamento de Documentos pelo Ministério das Relações Exteriores e posterior obtenção do Visto de Residência Temporária na República Argentina para Estudante Estrangeiro.

  Programa

Nova turma início - Janeiro de 2019 - 02 a 12 de Janeiro

Demais Módulos nos meses de Julho e Janeiro.  

Local:  Ciudad de Rosario, en la Provincia de Santa Fe, en la Facultad de Humanidades y Artes de la UNR, en Entre Ríos, 758 - Centro

Carga Horária:

A Matriz Curricular do Programa Stricto Sensu é organizada em 16 (dezesseis) créditos obrigatórios, contendo aulas teóricas, seminários e aulas práticas, em períodos integrais de atividades presenciais durante uma quinzena nos meses de janeiro e julho, durante dois anos consecutivos, totalizando 384 (trezentas e oitenta e quatro) horas de efetivo trabalho acadêmico.

Nesta carga horária não estão incluídas 80 (oitenta) horas de orientação de dissertação/tese e 200 (duzentas) horas mínimas de pesquisa para elaboração da dissertação.

  Conteúdo
 La Maestría en Educación Universitaria consta de las siguientes asignaturas, seminarios y talleres de investigación: 
• Educación, filosofía  y epistemología
 • Metodología de la investigación educativa
 • Teorías pedagógicas contemporáneas
 • Psicosociología del aprendizaje
 • Currículo: teorías, diseño y evaluación
 • Didáctica: modelos de organización y desarrollo de la enseñanza universitaria
 • Evaluación de la enseñanza y del aprendizaje
 • Comunicación grupal en la enseñanza universitaria
 • Sistema de educación en la universidad
 • Políticas educativas en educación superior
 • Universidad y evaluación institucional
• Taller de investigación I, ll e lll
• Seminario electivo I e ll
• Idioma
• Tesis
  Investimento

O Programa Stricto Sensu protagonizado pelo IMES no Convênio Internacional firmado com a UNR - Universidad Nacional de Rosario, oferece possibilidades inovadoras para a concretização do ideal acadêmico da formação Stricto Sensu.

Conheça as especificidades do investimento para o Curso pretendido por meio do link Contato, e-mail atendimento@insightedu.com.br ou ligando para: (12) 3913-3969 ou (12) 9813-1117.

  Facilitadores
Professores Doutores da UNR - Universidad Nacional de Rosario.
Home | Empresa | Cursos | Mestrado | Fale Conosco
© 2018 INSIGHT. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: DB9